A LOJA MAIS ATEMPORAL E MINIMALISTA, FEITO À MÃO EXCLUSIVAMENTE PARA SUA PEQUENA!

            Olá, eu sou a Milena Córdula e vou contar como surgiu a Meninas Marias!

            O bordado entrou na minha vida desde que me entendo por gente... Diferentemente da maioria das pessoas que conheço, sempre fui incentivada e estimulada a desenvolver vários tipos de atividades manuais. Lembro-me bem quando, aos 7 anos, minha mãe me levou na casa de Dona Gracinha, uma senhora que morava próximo a Praça do Coreto na minha cidade, para aprender a bordar vagonite. Dois anos depois, aprendi outro tipo de bordado: o Ponto cruz!

            Passava as tardes me dedicando a bordar várias barrinhas de toalhas de banho, panos de bandeja, pegador de panelas, etc... Minha avó Maria e a minha mãe eram as minhas melhores clientes. Tudo que eu bordava, elas compravam e, o melhor de tudo, usavam! Isso me incentivava a bordar mais coisas e a criar os meus próprios gráficos.

            A minha mãe junto com a minha madrinha criarão uma Associação para Artesãos aqui na cidade. Dentro da associação eram promovidos vários e vários tipos de cursos: pintura em tecido, bordado rococó, bordado livre, cestaria, fuxico, entre outros. E eu, sempre muito curiosa e com vontade de aprender, fazia todos e executava todo o conhecimento adquirido.

            Foi em um desses cursos que conheci Dona Maria José Mamede, uma senhora maravilhosa, cheia de paciência, simpática, um ser abençoado e cheio de luz. Nunca conheci alguém como ela! Essa senhora me ensinou a bordar e, além disso, me ensinou a colocar sentimento naquilo que produzia: amor, cuidado, capricho, afeto... Foi através de seus ensinamentos que aprendi a valorizar os detalhes, o fazer bem feito, a combinar as cores e, principalmente, a colocar no bordado a minha real identidade!

            Nesse meio tempo, segui a carreira de atleta de voleibol, morei em outras cidades, percorri as quadras desse Brasil, mas sempre levei na mala, junto comigo, as minhas linhas, as agulhas, a tesoura, uma ou outra pedraria e o meu bordado. Nunca deixei o bordado de lado, ele sempre esteve comigo em todas as ocasiões, nos piores e melhores momentos. Era a minha terapia! Depois que sai das quadras, entrei em mais um curso e aprendi a bordar na máquina de pedal, aquele tipo de bordado que todos conhecem como “bordado de Caicó”.

            Mesmo entendendo a sua importância, demorei para perceber que a minha profissão sempre foi ligada ao bordado. Para agregar mais valor ainda ao que eu já sabia fazer, minha madrinha Bibi de Jarleno me emprestou uma antiga máquina de costura. Aprendi a costurar assistindo vídeos no Youtube e desmanchando várias roupas minhas e da minha filha, para descobrir como se montava aquela peça.  Foi então que, em 2019, resolvi sair da sala de aula (sim, também fui professora da educação infantil) e abri um CNPJ que englobou as atividades de costura, bordado e acessórios de cabelo, pois eu já me aventurava na confecção de laços de fita para crianças.

            Em dezembro desse mesmo ano, surgiu a oportunidade de começar do zero. Sabe aquela frase clichê: “Ir para um lugar, onde você não conhece ninguém e começar do zero!”? Pois é, foi isso que eu fiz!

            Conversei com meus pais e pedi para eles cuidarem das minhas Meninas Marias, Maria Angélica e Maria Helena, para que eu pudesse tentar fazer acontecer um projeto de vida que estava na minha gaveta há alguns anos. Eu não queria mais ser contratada para realizar o sonho de outras pessoas, precisava realizar o meu. Então fui para Tapurah, zona rural do Mato Grosso, levei na mala restos de tecidos, pedaços de fita, linha, agulha, tesoura, uma máquina de costura portátil, vários sonhos, muitos medos e uma força de vontade imensa de fazer acontecer, que nem eu sabia que tinha. Fiz do medo o meu maior incentivador e simplesmente fui!

            Foi nesse período que se iniciou a pandemia. Para mim, a pandemia foi um divisor de águas. Produzi milhares de máscaras de tecidos e, através disso, conheci muitas pessoas. Minha rede de contatos aumentou, com as vendas de máscaras, consegui investir em material e conhecimento. Até então, trabalhava somente com costura, não bordava. Com o fechamento de vários fornecedores, chegou um tempo que a única opção era fazer os laços e acessórios de cabelo em tecido com as sombras que ficavam das máscaras. Então, fiz! Mas não queria ser “só mais uma” vendendo laços, e resolvi bordar três laços para ver como ficaria. Foi aí tudo mudou... A partir do vídeo desses três laços nas minhas redes sociais, as pessoas começaram a procurar o meu trabalho, pois não era só mais um laço, era “o laço”, único, feito exclusivamente para aquela cliente. Vale salientar que, uma peça bordada artesanalmente é única, ninguém consegue repetir, copiar. Nem mesmo quem a produz!

            Em 2021 fiquei na ponte aérea RN – MT, para consolidar melhor o que estava sendo construído, até voltar para Acari-RN e aqui buscar ampliar ainda mais a Meninas Marias, tendo o bordado à mão como o principal diferencial da marca. Desenvolvi metodologias, ensinei outras pessoas a fazerem aquilo que, até então, eu fazia sozinha.

            O quarto de costura dentro da casa dos meus pais, se transformou em uma linda empresa, com valores ímpares e muito profissionalismo. Nossa principal função é vestir criança como criança, a Meninas Marias veste a infância e eterniza momentos por meios de peças confeccionadas em tecidos sustentáveis, bordados à mão, com carinho, amor e cuidado que uma mãe tem para a sua filha!

            Nossas peças já alcançaram todos os Estados desse país, além de outros países na Europa, Oceania, Emirados Árabes, América do Sul e do Norte... Isso tudo resultado de muito trabalho, renúncia, dedicação, estudo, disciplina e muita força de vontade! Mesmo assim, ainda temos muito o que crescer, muitas Pequenas lindas para vestir, muitos momentos para eternizar e muitas famílias para encantar.

            Se você deseja conhecer nosso trabalho, acompanhe nossas redes sociais @meninasmarias, nosso e-commerce www.meninasmarias.com.br ou venha visitar nossa Loja Física localizada na Rua Cipriano Pereira, 33, em Acari-RN. Tenho certeza que você irá se apaixonar pelo nosso trabalho, nossa história!